Mary Norris, a Rainha das vírgulas

IMG_1397

Há umas semanas descobri — através de um colega editor — a copy editor do The New Yorker, mais conhecida por Comma Queen. Estava na minha lista de podcasts a ouvir até hoje. Em pouco mais de uma hora degluti as duas temporadas de podcasts — são todos bastante curtos, mas cheios de informação — de caderno e lápis na mão. É, sem dúvida, um podcast a seguir para todos os que trabalham com língua e com o inglês. Os meus preferidos foram Mad Dash e Mad Dash, the Sequel; That vs. Which; e Possessed. Reparem no uso do ponto e vírgula nesta última frase, e para quem ainda não reparou olhem ali em cima o meu uso (ou abuso) de travesões. Há uma razão (aplicável também ao português) e está tudo lá. A ver em: http://video.newyorker.com/series/comma-queen.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Mary Norris, a Rainha das vírgulas

  1. Ponto e vírgula, travessões, parêntesis rectos ou curvos… A lista de sinais de pontuação à disposição de quem escreve está bem preenchida. Agrada-me a diversidade na pontuação – só enriquece o texto! Reconheço que pontos, vírgulas, interrogações e exclamações (e outros tantos) são imprescindíveis, mas bem acompanhados e distribuídos são cruciais. Não é verdade?

    • Eu gostei muito de como a Marry Norris explica o uso da pontuação, de como deixa claro que o hífen e a meia-risca não devem ser considerados sinais de pontuação e de como aprova o uso de travessões. Eu tenho um uso muito particular de travessões; não na medida de que é incorreto, mas porque não se vê muito. Em suma, gostei dela e aprendi muito com ela.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s