Uma semana de Pérolas a Porcos

Pérolas a Porcos: 25 Julho 2014 @ Observador 

Pérolas a Porcos: 25 Julho 2014 @ Observador

Na semana passada, o Observador anuncia que vai passar a publicar diariamente (e em exclusivo em Portugal) a tira Pearls before Swine do Stephan Pastis. O desafio tinha sido aceite.

Na verdade, não ponderei muito. A resposta foi rápida e instantânea mal recebi o e-mail com a proposta: saltei da cadeira. Parece-me um sinal claro.

No segundo que me levou a aceitar mentalmente não pensei nas dificuldades de traduzir e editar uma tira com um humor tão irónico e polémico. Não pensei que tinha de aprender a manipular imagens, que tinha de aprender a trabalhar com mais outro programa. Não pensei que tinha de traduzir humor. Não pensei que tinha de enfrentar um hiato cultural e pensar no perfil dos leitores do Observador. Pensei apenas que me ia divertir. Afinal, identifico-me muito com o humor do Stephan Pastis.

Esta semana, enfrentei diariamente isto tudo:

*manipular imagens é francamente complicado: este “demais” levou-me uma hora; e o “bonita” duas horas. Nunca tinha trabalhado com um programa de edição de imagem e estou a aprender “as I go”.

*o hiato cultural começou aqui; e a pergunta: será que o leitor do Observador vai saber, sem ir ao dicionário, que rábia não é simplesmente um trocadilho; que a palavra realmente existe? Será que se vai rir?

*e hoje talvez tenha sido a tradução mais polémica. Porquê? Espreitem o original.

Espero que se estejam a divertir tanto quanto eu. E se se perguntam como é que o Pastis se vai safar da gravidez do rato? Não percam a revelação da próxima semana.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Uma semana de Pérolas a Porcos

      • Sim, o da gordura trans entendi perfeitamente o motivo, afinal, ainda não é uma realidade do nosso país. Não percebo é o da distância. Acho que a tradução transmite uma ideia negativa da possível relação entre sobrinho e tio, ideia que não está subjacente ao texto original…

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s