Como criar um glossário com o Wordfast

O Wordfast é uma ferramenta CAT com várias funcionalidades que auxiliam o tradutor nas suas traduções. Um exemplo é o glossário integrado deste software.
 
Para criar um glossário basta abrir um novo documento Word e escrever os termos seguidos dos equivalentes separados por uma tabulação (TAB) e pressionar Enter, como por exemplo:
 
 
money  dinheiro

 

car         carro 
 

 

Quando terminar, guarde o documento como “Texto simples”. Acabou de criar um glossário Wordfast. Feche o documento.
 

 

De seguida, no Wordfast, abra a caixa de diálogo “Terminology/Glossary X”. Clique em “Select glossary” e selecione o glossário que acabou de criar. Clique no botão “Reorganise” para organizar os termos pela LP. Para que este glossário o possa ajudar durante as traduções, certifique-se de que a caixa de verificação “This glossary is active” está marcada. Se não estiver, o reconhecimento terminológico ficará suspenso.
 

 

Agora, sempre que um dos termos incluídos no seu glossário ocorrer num documento, aparecerá destacado a azul claro. Poderá ver a tradução destes termos ao selecioná-los com os atalhos Ctrl+Alt+esquerda/direita para ver a respetiva tradução na barra de estado, ou copiá-los para o segmento de chegada ao pressionar Ctrl+Alt+baixo. Para abrir a lista do glossário, coloque o cursor sobre o termo marcado e pressione Ctrl+Alt+G.
 

 

Se marcar a caixa de verificação para “Use for QA verification”, o Wordfast irá verificar a consistência terminológica quando um segmento for validado, assegurando o uso correto e a consistência dos termos numa tradução. Se um termo suscitar dúvidas ao Wordfast, este irá perguntar se quer editar o segmento de chegada ou aceitar aquela terminologia, antes de seguir para o próximo segmento.

Filipe Gonçalves
Licenciatura em Tradução (Inglês/Espanhol) – FCSH
Mestrando de Tradução – Especialização em Inglês – FCSH
filipegoncalves88@gmail.com

Anúncios

2 pensamentos sobre “Como criar um glossário com o Wordfast

  1. Obrigada pelas informações. Foram muito úteis.

    Tenho uma sugestão: Há uma opção mais rápida no primeiro passo para a criação de um glossário – basta criar um novo documento de texto e introduzir os termos aí.

    Joana Leitão

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s