Converter documentos PDF em documentos Word com o Wordfast

Não sendo eu uma utilizadora do programa Wordfast (o meu primeiro contacto com ele foi este ano através desta disciplina – Tradução do Texto Técnico), fiquei agradavelmente surpreendida quando verifiquei que este tinha funções que já me tinham feito falta em diversas situações.
Falo, portanto, da conversão de documentos PDF para documentos Word que pode ser feita no Wordfast. Muitas vezes o tradutor recebe documentos em formato PDF para traduzir e perde imenso tempo à procura de um bom software, no qual possa converter o PDF para um Word, para que o texto se torne editável (uma vez que não podemos editar um PDF diretamente, temos de o converter para outro formato). No Wordfast esta conversão é possível, ainda que com algumas ressalvas: o documento PDF não pode estar protegido por palavra-passe, estando assim interdita a função copiar/colar, o documento PDF tem de ter mesmo texto e não imagens de texto, como é o caso das capturas de ecrã e o utilizador deverá ter instalado o Adobe PDF Reader, que é um programa de uso livre, encontrado na maioria dos sistemas.
Verificadas estas condições o tradutor pode converter o seu PDF para o formato Word, tendo duas formas de o fazer:
– Arrastando o PDF diretamente na barra de título do Word, para que assim o Wordfast detete o PDF e inicie a conversão.
– Ativando a vista “One page” no menu Preferences / Display (View) do Adobe Reader, abrindo no Word um documento em branco e premindo as teclas Alt+Seta para baixo.
A utilização do Wordfast pode também ser vantajosa em ficheiros de ajuda e na tradução de notas de rodapé. Alguns ficheiros de ajuda utilizam notas de rodapé para guardar informação importante. Com o Wordfast podemos traduzir todas as notas de rodapé de uma vez ou, se preferirmos, traduzir uma após cada segmento. Contudo, o ideal será traduzir as notas de rodapé todas de uma vez, para que o Wordfast faça a transferência de todas as referências de notas de rodapé e no fim a numeração destas esteja correta.
Com este trabalho pude conhecer uma nova ferramenta de tradução e assim alargar o meu leque de soluções, quando delas necessitar para a resolução de um novo problema.
 

Salomé Azenha 
Licenciatura em Tradução nas línguas Inglês e Francês pela Universidade de Aveiro
Mestrado em Tradução na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (em curso)
E-mail de contacto: salomeazenha@gmail.com

Anúncios

Um pensamento sobre “Converter documentos PDF em documentos Word com o Wordfast

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s