Eventos de Tradução (próxima quinzena)

Parece que a tradução em Portugal está em alta na próxima quinzena e, por isso, ficam aqui os destaques.

19 de fevereiro – 16h-18h em Lisboa, na FCSH (Auditório 1) – O tradutor no Banco Central Europeu: Perspetivas de estágio – entrada gratuita

20 de fevereiro – 16h30 às 18h00 em Lisboa, na FLUL (Anfiteatro III) – 13etc… Dra. Cristina Mendes, BCE | A Tradução no Banco Central Europeu – entrada gratuita

21 de fevereiro – 14h às 16h em Lisboa, na Universidade Católica Portuguesa (Sala de Exposições)  – CNT – 2.ª Jornadas de Reflexão sobre Tradução – 10 euros, com lanche incluído – inscrições até dia 15 de Fev.

11 de março – em Lisboa, na FLUL – 14etc… Professor Doutor José Augusto Ramos, FLUL | A Tradução de Texto Religioso: A Bíblia Interconfessional (data a confirmar) – entrada gratuita

15 de março – todo o dia, na Univ. do Minho – Interpretação e tradução jurídicas no contextovda UE: perspetivas e desafios – entrada gratuita

Em breve, falar-vos-ei da conferência do Proz.com em Portugal e da vinda de Luc van Doorslaer e Yves Gambier a Lisboa. E será que me escapou alguma coisa? Caso saibam de mais eventos, respondam a este post.

Anúncios

5 pensamentos sobre “Eventos de Tradução (próxima quinzena)

  1. Olá Susana, tenho ido alguns eventos e estou muito satisfeita com o resultado de cada um. Como futura tradutora, sinto-me honrada que zelem pelos nossos interesses e, na minha opinião, estas reuniões também me ajudam a perceber qual a nossa situação real. Não sei o que fazer, como posso ganhar experiência se nenhuma empresa aceita os meus serviços? Começamos por onde? Alguma dica?
    Obrigada!!!

    • Olá Margarida,

      Tem diferentes hipóteses à sua escolha de acordo com a sua formação e experiência, como não sei o seu caso, aqui ficam algumas dicas:
      1. Formação – É imprescindível que aposte na formação e não se limite a tirar uma licenciatura em tradução. Caso ainda não tenha o mestrado, sugiro um que lhe possibilite fazer um estágio. Como é óbvio, sugiro-lhe o mestrado da FCSH porque dou lá aulas, mas existem vários bons mestrados em Portugal. Caso esteja indecisa em relação ao mestrado, venha até à Nova falar connosco.
      Se já fez o mestrado, pense em formação contínua e continue a ir a estes eventos. É nos congressos e jornadas que encontramos muitos dos nossos clientes.
      2. Estágio – Se ainda não fez, procure empresas que estejam disponíveis para a aceitar como estagiária. O Não é garantido à partida, por isso não tem nada a perder.
      3. Pós-estágio – Aposte na especialização e contacte empresas nacionais e estrangeiras. Redija o melhor CV e carta de apresentação. Inscreva-se em associações estrangeiras e em sites como o Proz.com. Crie a sua própria página web. Procure-se destacar de alguma forma em relação aos seus colegas. Pense no que a distingue – quais são as suas mais valias.

      Abraço e boa sorte.

  2. Olá Susana,
    Fui no dia 20 a Letras e ontem às Jornadas na Católica e achei os eventos muito relevantes e importantes para ter um contacto mais estreito com a profissão. Tal como foi referido ontem, parece existir muita entreajuda na profissão, o que agrada bastante. Sou advogada e estou a fazer o mestrado em tradução na Católica precisamente porque acredito na formação e credibilização da profissão. Neste contexto, não sei se me pode indicar qual o melhor local para obter formações em Trados ou se está prestes a começar alguma.
    Obrigada e continuação do excelente trabalho!

    • Olá Sónia,

      o mestrado na Católica não inclui aulas de ferramentas de tradução, incluindo o Trados? Se assim for, é uma pena. Pode fazer cursos na HCR (a empresa que comercializa o Trados em Portugal) e no ISLA. Para aulas à distância, pode procurar no Proz.com porque há muitas iniciativas. No verão, a FCSH normalmente também oferece aulas.

      Dou-lhe os parabéns por estar a fazer um mestrado e por ter a consciência da importância da formação.

      E continue a seguir o blog, claro!

      Susana

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s