II. JORNADAS DE ESTUDOS ROMÂNICOS

PRIMEIRA CIRCULAR
___________________________________________________________________________

O Departamento de Estudos Românicos

da Faculdade de Letras
da Universidade Comenius em Bratislava
___________________________________________

anuncia

que nos dias 23 e 24 de setembro de 2011 promoverá uma conferência internacional de Romanística

II. JORNADAS DE ESTUDOS ROMÂNICOS

Novas teorias, novos modelos e sua aplicação na linguística, literatura, tradutologia e didática nos últimos 20 anos

A conferência realizar-se-á por ocasião do 90° aniversário da fundação da Faculdade de Letras da Universidade Comenius. Além da comemoração deste jubileu, a conferência tem como objetivo a continuação dos encontros de romanistas na faculdade de letras mais antiga da Eslováquia. A conferência distribuir-se-á por cinco secções, segundo as línguas de trabalho (espanhol, francês, italiano, português e romeno).

Este ano o tema da conferência será a apresentação e a análise das novas teorias, tendências e modelos nos estudos românicos, bem como a sua posterior aplicação. Apresentar-se-ão também as teorias mais recentes que ainda não foram aplicadas na investigação científica concreta. O objetivo é apresentar as novas tendências na Romanística e os resultados que delas advindos. Poder-se-á tratar também dos modelos ou conceitos da linguística, da teoria de literatura, da tradutologia e da didática gerais e não-românicas, mas desde que assumidos e aplicados às línguas românicas.

Propostas para os painéis temáticos:

LINGUÍSTICA: novas tendências, novos conceitos e métodos nas disciplinas linguísticas tradicionais (morfologia, sintaxe, lexicologia, lexicografia, estilística etc.); o desenvolvimento em áreas relativamente novas e marginais, por exemplo pragmática, modelação computacional na linguística, problemática do bilinguismo, política linguística, planeamento linguístico, linguística cognitiva, psicolinguística, sociolinguística e outros.

LITERATURA: as mais recentes tendências na pesquisa da literatura e da ciência da literatura: as novas formas de discurso literário, a relação entre o escritor e o leitor, as mudanças na língua literária, os novos fenómenos sociais no texto literário, as novas visões sobre a história de literatura etc.

TRADUTOLOGIA: novos modelos e tendências em métodos de descodificação e recodificação de comunicação, na perceção da relação entre o original e a tradução, problemas de etnoculturemas, técnicas de interpretação consecutiva e simultânea, etc.

DIDÁTICA: novos modelos, novas teorias e tendências na criação de meios e instrumentos didáticos e textos para manuais de estudo; desenvolvimento das capacidades dos estudantes, didatização de resultados da pesquisa literária, linguística e tradutológica etc.

Inscrição
Quem desejar participar deverá remeter a ficha de inscrição preenchida, acompanhada de um resumo da alocução (pelo menos 500 toques carácteres para os endereços eletrónicos jmarcelliova@yahoo.com e silvia.cintulova@gmail.com até ao dia 10 de maio de 2011, impreterivelmente. A comissão organizadora responderá quanto à aceitação da comunicação até ao dia 31 de maio de 2011.

Taxa de inscrição
50 EUR. A taxa de inscrição deverá ser paga até ao dia 10 de agosto de 2011 (aos participantes serão enviadas informações mais concretas após a aceitação da alocução pela comissão organizadora). No ato de inscrição será necessário fazer prova do comprovativo da transferência bancária.

Comunicação
A comunicação não deverá exceder 20 minutos. Aceitam-se comunicações nas cinco línguas românicas (espanhol, francês, italiano, português, romeno).

Publicação
O volume máximo das comunicações será de 10 páginas (os participantes receberão atempadamente as instruções concretas). O prazo de entrega das comunicações em forma eletrónica para os endereços jmarcelliova@yahoo.com e silvia.cintulova@gmail.com terminará no dia 31 de outubro de 2011. As mesmas serão publicadas em Actas no âmbito das edições Studia Romanica Bratislavensia.

Competição internacional de trabalhos de estudantes
Em caso de interesse, gostaríamos organizar no âmbito das Jornadas de Estudos Românicos uma secção dedicada aos estudantes, onde os que frequentam departamentos de Romanística pudessem apresentar os seus trabalhos e as suas pesquisas. Como sabemos, organizam-se atividades idênticas apenas a nível de cada faculdade e cremos que um encontro e uma comparação com os métodos de trabalho de estudantes estrangeiros poderia ser estimulante. Por isso lançamos a competição para o melhor trabalho efetuado por um estudante. Os estudantes podem inscrever-se também com os trabalhos que hajam defendido na sua faculdade. Os três melhores trabalhos serão publicados em Actas da conferência. Os meios de inscrição e os prazos indicados aplicam-se também aos estudantes, sendo a taxa de inscrição, porém, diferente: 10 EUR.

A comissão organizadora:

Língua espanhola: Bohdan Ulašin, Silvia Vertanová, Milan Kopecký
Língua francesa: Katarína Bednárová, Jana Truhlářová, Alexandra Kubaščíková, Silvia Štofková
Língua italiana: Pavol Štubňa, Roman Sehnal
Língua portuguesa: Jana Marcelliová, Lenka Cinková, Silvia Cintulová
Língua romena: Jana Páleníková, Martin Dorko

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s