Documentário sobre a importância da língua portuguesa

Documentário sobre a língua portuguesa no mundo passa esta noite na RTP 1

Documentário sobre a língua portuguesa no mundo passa esta noite na RTP 1

A importância da língua portuguesa  na Ásia, Angola e Brasil foi o mote para o novo  documentário de Anabela Saint-Maurice.

Esta noite, às 21.26, a RTP 1 exibe o documentário Além de Nós, “uma viagem sobre a importância estratégica da língua portuguesa em algumas partes do mundo”. O documentário, realizado por Anabela Saint-Maurice, foi rodado durante seis meses na Ásia, no Brasil e em Angola

A realizadora contou ao DN que “não quis abordar a língua de umac forma literária”. O seu objectivo, foi assim, documentar a ligação que a língua tem “com o homem comum, com o que se passa todos os dias, sendo que o homem comum costuma aprender uma língua por causa do emprego”, disse. Anabela Saint-Maurice referiu ainda que “são os factores socio-económicos que dão à língua uma maior projecção, além de servir para uma maior cooperação entre países”.

Durante os seis meses em que rodou o documentário, a realizadora ficou com “a sensação” de que em Portugal “somos mais fechados em relação à língua do que lá fora”. E acrescentou: “Por vezes não temos noção de que a língua não é propriedade de ninguém.”

Enquanto esteve na Ásia, Brasil e Angola, Anabela Saint-Maurice ouviu várias vezes “de que os portugueses não têm a noção real do que são esses países. Na China um estudante disse-me que achava que em Portugal não se conhecia verdadeiramente o que era a China moderna”.

A realizadora confessou que considera que, actualmente, “a língua portuguesa está numa boa fase”. No entanto “é uma área em que se devia apostar mais, em centro culturais, dar mais visibilidade a actividades culturais, para atrair os jovens”.

No documentário, Anabela Saint-Maurice contactou com estudantes em Xangai que ao fim de dois anos de estudo conseguem ser fluentes, aborda o facto de no Brasil existir o único Museu da Língua Portuguesa, e o papel dos jovens professores em Angola.

Para este projecto, produzido por Ana Lucas, a RTP contou com o apoio da Fundação Macau, da televisão de Macau (TDM) e da Televisão Pública de Angola (TPA).

http://dn.sapo.pt/inicio/tv/interior.aspx?content_id=1452689&seccao=Televis%E3o

Anúncios